8 de mar de 2008

O álbum da memória

(Exercício 24)

Nunca devemos reprimir totalmente nossas lembranças, mas também não devemos viver delas. Este exercício foi concebido para fechar o livro do passado com o desejo de iniciar um novo projeto. Ainda podemos nos referir ao passado, porém o mais importante é nos concentrarmos no futuro reconhecermos o potencial de mudança e preenchermos um novo álbum com novas experiências.

1 Sente-se confortavelmente e feche os olhos. Pense em algumas imagens do passado às quais você costuma recorrer. Podem ser rostos, episódios ou lugares. Escolha dez lembranças ou mais, se desejar. Uma única imagem pode representar uma fase de sua vida.
2 Imagine-se colando essas imagens em um álbum. Coloque as boas lembranças ao lado das más. Passe os olhos por essa galeria do passado e diga para você mesmo que passará um bom tempo sem revisitar deliberadamente o arquivo de memórias embora algumas dessas imagens possam lhe ocorrer espontaneamente.
3 Imagine-se fechando o álbum e colocando-o em uma prateleira alta, no cômodo menos freqüentado da casa.
4 Visualize um novo álbum, vazio, que você deseja preencher. Mas não é preciso pensar em colar novas imagens ainda: você poderá fazer isso mais tarde, depois que adquirir um tesouro de novas experiências.

Parte do livro: Aprenda a Relaxar, da Publifolha.