18 de fev. de 2008

Tropa de Elite ganha Urso de Ouro em Berlim

Digo com muito orgulho que o filme "Tropa de Elite" ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme em Berlim, neste sábado. Esta é a segunda vez que um filme brasileira é contemplado. Há 10 anos foi Central do Brasil.

Preterido para ser o representante do Brasil na disputa pela indicação de filme estrangeiro no Oscar de 2008, Tropa de Elite ganha força para 2009. Estou na torcida desde já.

Os europeus, em especial os alemães, podem ser muito sensíveis à violência, mas isso não afastou dos brasileiros o prêmio de melhor filme. Apesar do probleminha inicial, quando o filme foi exibido com legenda em alemão e tradução silmultânea em inglês através de uma voz feminina (o que compromete a dramaticidade com a narração do Capitão Nascimento), ele foi reconhecido por sua qualidade, pela sua forma dura de mostrar a realidade do Brasil, em especial do Rio de Janeiro.

Eu gostei muito do filme e considero o quase um soco no estômago, tamanha a violência e proximidade. Estudei na PUC, sim, a faculdade lá citada. Também fiz Direito na época em que se passa o filme. Mas nunca vi tráfico por lá nem procurei por ele.

Mas o problema não são os alunos da faculdade, a classe média. O problema para mim é claro, começa no Poder Público com o sucateamento de matéria prima, do policial e dos instrumentos necessários para servir a população, além de todo o problema relacionado à educação, que pode mudar uma vida.

Nenhum comentário: