15 de fev. de 2008

Melhor Webmail: YAHOO! (e o Gmail)

A revista Info Exame de fevereiro sugere um kit essencial para o PC e faz vários comparativos bem interessantes. Vou selecionar alguns para comentar aqui, deixando separado o assunto por post.

Optei começar pelo Webmail por ser um dos serviços que mais se usam e também porque encontrei um erro no comparativo.

Vamos lá: os escolhidos por eles (empatados) foram o Yahoo! e o Gmail (uso os dois).

Porque o Yahoo!

Entretanto, ao comentar sobre o Yahoo! eles afirmam ser impossível "consultar outras contas". De fato só não dá para consultar outras contas do próprio Yahoo!, mas se for de outro serviço de email não tem qualquer problema. Eu particularmente vejo por ele 3 outras contas que escolhi e cadastrei.
Talvez não tenham conseguido fazer o cadastro porque pela nova interface nem todas as funcionalidades estão disponíveis, mas basta ir no modo Classic para fazer o cadastro e outras coisas mais.
Outro detalhe que me chamou a atenção foi o fato deles terem dado nota 9,0 para capacidade de armazenamento. O que mais pode se querer além de "ilimitado"? Para mim a nota seria 10 e, assim, não haveria empate.

Destaco ainda o fato do Yahoo! trabalhar com o botão direito, aceitar que se arraste mensagens, ter leitor de RSS integrado e uma interface parecida com o Outlook, o que faz dele bastante amigável, além do sistema de abas, já adotado por vários navegadores.

Dica: o Yahoo! tem um porta arquivos pequeno, mas o webmail ilimitado pode ajudar bastante nisso, basta criar quantas pastas quiser e deixar lá os arquivos que quer guardar (para compartilhar é outra história). Para backup de alguns documentos pode ser útil.


E o Gmail?
Ele também tem coisas interessantes, como a integração com o Google Docs (falarei sobre ele em outro post).
Para os que preferem, seu sistema de organização é exclusivo (em webmail): as mensagens são agrupadas por assunto ao invés de pastas (o Outlook e o Windows Mail - do Vista - têm as duas opções) e também pode marcar um email como favorito, sendo possível acessá-lo sem passar pela caixa de entrada.

Os outros dois serviços testados foram: Windows Live Mail e mandic:3gb.

Nenhum comentário: