19 de jan. de 2008

Plágios em escolas e faculdades

"Trabalhos plagiados da Web são problema em escolas britânicas"

Acho que não é só nas escolas britânicas que são um problema. Aqui no Brasil é uma febre.
Sei de inúmeros casos em faculdade, o que é uma vergonha sem fim. As pessoas parecem arrumar as desculpas mais loucas na tentativa de se justificarem.
Já ouvi quem falasse para o professor que se soubesse que ele ia descobrir não teria copiado. Ué, é preciso avisar antes que não se pode copiar o trabalho de outro?!


A notícia foi dada pela Reuters e li no Uol. Destaco dois trechos que mais me chamaram atenção:
"Um professor de Leeds comentou que "havia um trabalho tão flagrantemente 'copiado e colado' que incluía até os anúncios da página de Web"."
"Mas há quem discorde. Diana Baker, do Emmanuel College, em Durham, disse acreditar "que a maioria dos estudantes que se envolvem em plágios o fazem mais por ignorância do que por vontade de trapacear"." Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/01/18/ult3949u3045.jhtm

Vocês acreditam que quem comete plágio (ou cola) faz por ignorância? Só se for por ignorância da matéria a ser apresentada.

Aproveito para dar uma dica de programa para quem quiser conferir se seu trabalho foi plagiado na internet: AntiPlagiarist (http://baixaki.ig.com.br/download/AntiPlagiarist.htm)

Encontrei, por acaso, uma notícia de julho de 2007 sobre o tema. Confira como funciona na Alemanha:
"Multa de até 50 mil euros
A professora de Berlim considera o plágio um "problema social" e sugere que as escolas e universidades instituam comissões de ética para combatê-lo. Até agora, na Alemanha, a punição de plagiadores varia de estado para estado.
Na Renânia do Norte, por exemplo, um estudante que plagiar seu trabalho de conclusão da graduação perde o diploma e está sujeito a pagar uma multa de até 50 mil euros. Mas nem isso parece assustar. Na Universidade da Bochum, uma estudante de Ciências Sociais foi flagrada no começo deste ano. O reitor anulou o diploma e aplicou-lhe uma multa de 10 mil euros. A estudante recorreu da punição."
(http://www.deutsche-welle.de/dw/article/0,2144,2702569,00.html)

Teclados curiosos (e talvez úteis)



Muito se vê sobre variações de teclados quanto à ergonomia.
E quanto à praticidade?

Encontrei alguns que se forem úteis para você, podem ser considerados, no mínimo, curiosos.

São teclados de borracha, maleáveis, de pano, utilidadesou simplesmente sem nada escrito nas teclas.

Útil para quem precisa treinar digitação.
Isso me lembra o curso de datilografia que fiz no século passado. rs








Links onde podem encontrar esses teclados:

17 de jan. de 2008

Contador simples e grátis

Quer colocar um contador de forma rápida e simples no seu site/blog?

No site http://www.fastwebcounter.com/ está disponível o código para ser incluído no site.
Pode anotar, que é sempre igual, só muda o nome do site que ficará com o contador.

Dica: eu incluía a tag para centralizar o resultado. Basta usar a tag "center" antes do código e depois "/center". Não esqueça de colocar sem aspas e dentro dos símbolos < >

Qualquer dúvida é só chamar. ;-)

Startup Programs

Se seu computador está demorando na inicialização é provável que esteja carregando muitos arquivos desnecessários.

Uma forma de verificar quais arquivos podem ser excluídos da lista dos que carregam junto com o Windows é consultar o link a seguir, que indica o status do arquivo e dá sua descrição: http://www.castlecops.com/StartupList.html

Eu testei e adorei. Tinham arquivos relacionados ao Nero que iniciavam junto com o Windows mas que não tinham motivo para isso. Também aproveitei para tirar alguns outros, sempre tomando o cuidado de ter certeza se não desabilitaria nenhum "extra" interessante do notebook.
Deu tudo certo. Realmente indico.

16 de jan. de 2008

Museu do Hoax

Hoax ("embuste", "boatos" ou "lendas virtuais") é aquela história falsa que todo mundo já recebeu por e-mail. Às vezes tem apelo dramático e sentimental, pode ser também "campanha" filantrópica ou indicação de falso vírus.

Que tal fazer um teste e conferir se descobre o que é real e o que é hoax?
Clique aqui e faça o teste.

Alguns hoax típicos: (Fonte: Wikipédia)

Eis algumas notícias muito estranhas mas que foram exaustivamente enviadas. Todas são inteiramente falsas:

* A Seleção Brasileira vendeu a Copa do Mundo do 1998, num esquema milionário, que envolveu a Nike, a Adidas, a Fifa, a CBF e os jogadores.
* A Ericsson e a Nokia estão distribuindo celulares grátis.
* Bill Gates oferecendo a você US$1000.
* A Disney está dando a você férias grátis.
* O guaraná Kuat causa câncer e impotência.
* Uma companhia de alimentos infantis está enviando cheques.
* A Procter & Gamble faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo é satânico.
* A Mirabilis vai lhe enviar o ICQ 2000 se você enviar mensagens para todos seus amigos e seu ICQ irá mostrar rostinhos diferentes em cada nome.
* A MTV lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você enviar correspondências para um grande número de pessoas.
* A Nestlé enviará uma cesta com produtos se você reenviar o e-mail para 15 pessoas.
* O MSN passará a ser pago. É um abaixo assinado contra isso.
* O Orkut será pago (outro abaixo assinado contra isso).
* As supostas fotos de dentro do avião da Gol que caiu na floresta Amazônica, e circularam por e-mail, na verdade são screenshots de cenas do seriado americano Lost.
* A combinação entre Coca-Cola Light e a plastilha Menthos provoca uma combinação explosiva no estômago.
* O Windows possui um arquivo chamado Jdbgmgr.exe, com o ícone de um urso, que na verdade seria um vírus. Observação: esse arquivo realmente existe no Windows, mas faz parte do sistema, ou seja: não é um vírus.
* A que o asteróide 2 Pallas teve sua órbita alterada e segundo os últimos cálculos está em rota de colisão com a Terra. Trata-se de uma mensagem publicitária de lançamento da marca de um carro homônino da Citroën. Foi publicado nas páginas iniciais da UOL e Terra no mês de junho de 2007, e o link da página com o texto do hoax continua sendo repassado pela internet.
* Notificação de dívida em serviços de proteção ao crédito (SERASA etc), apontanto para um link onde você insere seus dados (nome completo, CPF e endereço). Os spammers lammers captam suas informações (phishing) e cometem crimes e fraudes com sua identidade. Estas cobranças também muitas vezes apontam para um site o qual contém um Cavalo de Tróia que poderá instalar um keylogger (capturador de informações digitadas e de telas exibidas) no computador se o antivirus não estiver atualizado.

Se quiser manter-se informado, o site Quatro Cantos relaciona vários hoax.

Pequenos notáveis - portable


http://portableapps.com/



http://www.portablefreeware.com/


Para quem tem pen drive com pelo menos 1Gb vale a pena conferir os links indicados. Lá tem um monte de aplicativos gratuitos para baixar que podem ser muito úteis.

11 de jan. de 2008

Papel de parede - várias opções

Para quem gosta de ficar variando o papel de parede do desktop (área de trabalho), fica aí uma sugestão de um site que possui muitas imagens, algumas bem interessantes.

http://www.desktopography.net/

Eu particularmente prefiro colocar fotos pessoais ou imagens salvas em sites de notícias, por exemplo.

Youtube - muito fácil salvar vídeos


Para quem não sabia qual programa usar para baixar os vídeos do Youtube, aí vai uma dica ótima: http://vixy.net/.

Basta ir no site Vixy.net e indicar o link do vídeo que quer baixar. Será feita a conversão para "avi" (Windows) ou o que for melhor para você e, entre as opções estão: MOV (para MAC), MP4 (para IPOD), 3GP (para celular) ou simplesmente MP3.

Boa diversão!

FlashGet - facilitando o download


Tenho usado o software FlashGet e recomendo.
Ele além de acelerar de verdade os arquivos que estão sendo baixados, ajuda a administrá-los, podendo interromper um enquanto dá prioridade para outro, por exemplo.

Pode ser encontrado no link abaixo ou basta colocar no Google:
http://baixaki.ig.com.br/download/FlashGet.htm

5 de jan. de 2008

Como nasce um blog...

Navegando aqui e ali vou juntando idéias e pensando em como é bom dividir descobertas e sensações.
Blog é uma coisa viciante, tanto para visitar quanto para criar.
Por isso escolhi criar mais um blog, para que possa escrever sobre temas interessantes para todos (ou pelo menos a maioria) sem que precise ficar restrita como nos meus outros blogs, onde escolhi temas que continuarei deixando por lá.

Ah, o nome FATOR AZUL surgiu por acaso. Sabe quando você tenta alguns e estão todos indisponíveis? Pois é. Resolvi abrir a revista que estava ao lado e a primeira coisa que li foi 'Fator Azul', que está presente no protetor solar da Nívea (que por acaso eu uso, rs). Achei o nome interessante pelo que representa: "proteção contra raios UVA e UVB, ação hidratante, textura suave e rapidamente absorvida e proteção imediata". Torço para que todos sintam-se "protegidos" e "hidratados", de forma suave e com rápida absorção.
Meio doida minha analogia? Ah, no mínimo serve para rir ;-)