16 de jan. de 2008

Museu do Hoax

Hoax ("embuste", "boatos" ou "lendas virtuais") é aquela história falsa que todo mundo já recebeu por e-mail. Às vezes tem apelo dramático e sentimental, pode ser também "campanha" filantrópica ou indicação de falso vírus.

Que tal fazer um teste e conferir se descobre o que é real e o que é hoax?
Clique aqui e faça o teste.

Alguns hoax típicos: (Fonte: Wikipédia)

Eis algumas notícias muito estranhas mas que foram exaustivamente enviadas. Todas são inteiramente falsas:

* A Seleção Brasileira vendeu a Copa do Mundo do 1998, num esquema milionário, que envolveu a Nike, a Adidas, a Fifa, a CBF e os jogadores.
* A Ericsson e a Nokia estão distribuindo celulares grátis.
* Bill Gates oferecendo a você US$1000.
* A Disney está dando a você férias grátis.
* O guaraná Kuat causa câncer e impotência.
* Uma companhia de alimentos infantis está enviando cheques.
* A Procter & Gamble faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo é satânico.
* A Mirabilis vai lhe enviar o ICQ 2000 se você enviar mensagens para todos seus amigos e seu ICQ irá mostrar rostinhos diferentes em cada nome.
* A MTV lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você enviar correspondências para um grande número de pessoas.
* A Nestlé enviará uma cesta com produtos se você reenviar o e-mail para 15 pessoas.
* O MSN passará a ser pago. É um abaixo assinado contra isso.
* O Orkut será pago (outro abaixo assinado contra isso).
* As supostas fotos de dentro do avião da Gol que caiu na floresta Amazônica, e circularam por e-mail, na verdade são screenshots de cenas do seriado americano Lost.
* A combinação entre Coca-Cola Light e a plastilha Menthos provoca uma combinação explosiva no estômago.
* O Windows possui um arquivo chamado Jdbgmgr.exe, com o ícone de um urso, que na verdade seria um vírus. Observação: esse arquivo realmente existe no Windows, mas faz parte do sistema, ou seja: não é um vírus.
* A que o asteróide 2 Pallas teve sua órbita alterada e segundo os últimos cálculos está em rota de colisão com a Terra. Trata-se de uma mensagem publicitária de lançamento da marca de um carro homônino da Citroën. Foi publicado nas páginas iniciais da UOL e Terra no mês de junho de 2007, e o link da página com o texto do hoax continua sendo repassado pela internet.
* Notificação de dívida em serviços de proteção ao crédito (SERASA etc), apontanto para um link onde você insere seus dados (nome completo, CPF e endereço). Os spammers lammers captam suas informações (phishing) e cometem crimes e fraudes com sua identidade. Estas cobranças também muitas vezes apontam para um site o qual contém um Cavalo de Tróia que poderá instalar um keylogger (capturador de informações digitadas e de telas exibidas) no computador se o antivirus não estiver atualizado.

Se quiser manter-se informado, o site Quatro Cantos relaciona vários hoax.

Nenhum comentário: